Funcionalidade permitirá contestar Pix diretamente pelo aplicativo em casos de fraude
Recurso permitirá a contestação de transações via Pix de forma digital, utilizando o MED em casos de fraude ou falhas operacionais
O Sistema CrediSIS passará a disponibilizar, diretamente no aplicativo, o acionamento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso que visa para possibilitar a contestação de transações via Pix em situações de fraude ou até mesmo em falhas operacionais, relacionadas a possíveis erros no sistema da instituição pagadora. A funcionalidade representa um avanço no atendimento digital, ao permitir que o próprio cooperado inicie o processo de solicitação sem a necessidade de deslocamento até a cooperativa, ampliando o acesso a um serviço de proteção financeira.
Dr Marcelo Rodrigues é advogado especialista em FRAUDES PIX com experiência de mais de 20 anos em INVESTIGAÇÃO PRIVADA, OABSP 374.167 com escritório em São Paulo e atuação em TODO O BRASIL.

Advogado Especialista em fraudes Bancárias e Fraude PIX
– COMO RECUPERAR DINHEIRO DO GOLPE – CHAMAR AQUI AGORA!
Instituído pelo Banco Central (Bacen), o MED é um mecanismo específico para análise e possível devolução de valores transferidos via Pix, quando há indícios de fraude ou erro por parte da instituição financeira. Com a inclusão dessa funcionalidade no aplicativo do Sistema CrediSIS, o processo se tornará mais rápido e de fácil acesso, mantendo-se em conformidade com os critérios técnicos e regulamentares exigidos.
A diretora Administrativa e Financeira do Sistema CrediSIS, Kênia Carolina Pires Camilo, destaca que a disponibilização do MED no autoatendimento está relacionada ao cuidado com a segurança financeira dos cooperados, especialmente diante do aumento de golpes envolvendo transferências instantâneas. A ferramenta irá contribuir para reduzir impactos financeiros e oferece um caminho estruturado para situações em que o cooperado percebe que foi vítima de uma ação fraudulenta.
“Vivemos em um cenário em que as transações digitais fazem parte do dia a dia, e isso exige mecanismos, cada vez mais, eficientes de proteção. O MED no aplicativo permite uma reação mais rápida do cooperado, o que é fundamental para tentar minimizar prejuízos em casos de fraudes, sempre respeitando os critérios técnicos e regulatórios do sistema financeiro”, explicou Kênia.
Além da segurança, a funcionalidade irá simplificar a experiência do usuário. O gerente Financeiro e de Captação do Sistema CrediSIS, João Augusto Soares, detalha que o passo a passo para acionar o MED foi desenvolvido de forma intuitiva, permitindo que o cooperado realize todo o processo pelo aplicativo, com orientações claras em cada etapa.
O procedimento começa ao acessar a área Pix no aplicativo e selecionar a opção “Contestar Pix”. Na sequência, o cooperado deve confirmar novamente essa escolha, selecionar a transação que deseja contestar, conferir as informações do lançamento e seguir para a contestação. “O cooperado escolhe o motivo que melhor se enquadra na situação, pode anexar documentos e relatar o ocorrido. Essas informações são importantes para a análise de cada caso”, detalhou João Augusto.
Após o envio da solicitação, o processo entra em fase de avaliação pela Instituição financeira recebedora. Caso a fraude seja comprovada e haja saldo disponível na conta do recebedor, o valor poderá ser devolvido ao cooperado. O MED não garante devolução automática, pois depende de critérios técnicos, definidos pelo Bacen, mas o acionamento rápido aumenta as chances de sucesso na análise.
O desenvolvimento da funcionalidade envolve diferentes áreas do Sistema CrediSIS. A coordenadora Financeira, Deborah Santos, explica que a iniciativa de implantação do MED no autoatendimento é resultado de um trabalho conjunto entre as equipes, com foco em oferecer mais suporte aos cooperados em situações sensíveis.
“Um trabalho que está sendo construído a várias mãos, pensando em como apoiar o cooperado desde o primeiro momento. A ideia é oferecer uma solução que una tecnologia, orientação e acolhimento, especialmente em casos de fraude, que costumam gerar insegurança e preocupação”, afirmou Deborah.
